Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
jovem70.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Breves contatos, simples acenos


Pouco carismático, Bento XVI acende saudades de João Paulo II

Guilherme Costa

20 anos, Curso de redação Jornalística do Senac/SP

São Paulo - capital

Uma abertura do papa-móvel e um breve aceno para o público na Praça da Sé. Foi o que os presentes no local na sexta feira, dia 11 de maio, estimados pela polícia militar em 15 mil pessoas, viram do Papa Bento XVI na última parada do pontíficie no centro de São Paulo.

Após percorrer do Mosteiro de São Bento, onde saudou os fiéis durante cerca de meio minuto, até a Praça dentro do papa-móvel, Bento XVI chegou à Catedral da Sé aclamado pelo público, trocou alguns acenos e rapidamente entrou na Igreja, onde se reuniu com bispos brasileiros.

A falta de discurso para os fiéis indignou alguns dos presentes, como a católica Maria Elizabeth de Paula, 49, professora: “ Ele podia ao menos ter dado algum tipo de discurso para os fiéis que vieram vê-lo”.

O pouco carisma do atual Papa, no poder da Igreja há dois anos, foi outro ponto abordado pelos fiéis: “Esse novo papa tem um sorriso forçado, pouco carismático”, observou o católico Anunziato Geraldo, 52, contador, que ainda lembrou que o antecessor de Bento XVI, João Paulo II “era mais carismático, parecia que estava mais com o povo. Por exemplo, quando chegou no Brasil beijou o chão, coisa que esse Papa não fez”.

Alguns se mostraram surpresos com o bom português pronunciado pelo sumo pontíficie, como o italiano residente no Brasil há 54 anos, Francisco Garecho. Porém, também lembrou do antecessor de Bento XVI: “O jeito dos alemães é mais fechado mesmo, o outro era mais alegre, sorridente”.

A visita à capital paulistana iniciou-se no fim da tarde de quarta feira, dia 9 de maio e prosseguiu até as 18h do dia 11 de maio . Nesse período, Bento XVI rezou uma missa no Campo de Marte  e dirigiu o Encontro dos Jovens no Pacaembu. Salvo esses eventos, apenas aparições na sacada do Mosteiro de São Bento ou breves acenos de dentro do papa-móvel garantiram o contato com o povo paulistano.

Talvez tenha sido pouco para a maior cidade do país que possui um de cada dez católicos do mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA
ACONTECEU
ENTREVISTA
PROSA
ARTIGOS
VISITE
 
Conheça o portfólio