Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
jovem74.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Quentin Cooper fala sobre "Mudanças Climáticas" na Estação Ciência/SP

Mudanças Climáticas foi o tema abordado pelo jornalista britânico Quentin Cooper, apresentador do programa The Material World da BBC de Londres, na Estação Ciência da USP, em uma parceria com o British Council.

 Quentin Cooper é  considerado um dos principais e mais divertidos especialistas em jornalismo científico da Europa. The Material Word é um programa semanal de rádio da BBC de Londres, no qual Quentin Cooper relata os progressos nas ciências. A cada semana cientistas descrevem seus trabalhos transmitindo a vibração que sentem pelos seus projetos de pesquisa.

 Assunto da maior importância nos nossos dias, Quentin surpreendeu ao apresentar para a platéia, composta predominantemente por jovens, não um tratado científico sobre o aquecimento global mas a experiência que viveu na expedição Cape Farewell que o levou, junto com outros integrantes, ao Ártico.

Baliza de luz sobre a costa durante o longo Pôr-do-sol

no Arquipélago de Spitsbergen

 Cape Farewell  é um projeto de ciência e arte, no qual vários artistas, cientistas e educadores são convidados a viajar para o Ártico e a utilizar a arte, ciência e educação para conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas. É uma organização sem fins lucrativos que conta com o apoio de diversas entidades internacionais tais como, Greenpeace, British Council, Museu de História Natural de Londres, National Oceanography Centre, Southampton, Liverpool School of Art & Design e várias outras.

As 3 expedições (2003, 2004 e 2005) já realizadas foram documentadas pelos seus participantes mostrando-nos, esse território que fica no topo do mundo. A proposta do Cape Farewell é a de transformar a ciência e a informação cientifica em conhecimento accessível a todos aqueles que estão preocupados com o planeta e querem se aprofundar nas descobertas cientificas. Uma verdadeira aventura científica, educativa e artística desvelando uma região inóspita, misteriosa e deslumbrante e que hoje ocupa o cerne do tão falado assunto: Aquecimento Global e Mudanças Climáticas.

A expedição Cape Farewell  a bordo da escuna Noorderlicht, 46m, navegando o Arquipélago de Spitsbergen, 2003.

Quentin, que participou da expedição de 2004,  exibiu várias fotos, enquanto nos contava histórias daquele mundo e por 40 minutos viajamos com ele pelo Ártico, descobrindo os segredos das geleiras, seus simpáticos habitantes do reino animal e muito mais. Com a seriedade da ciência e o calor do jornalismo, Quentin nos fez refletir, sem pânico, sobre o nosso planeta e sobre as possibilidades de pensarmos sobre ele e nos envolver com questões que são tratadas por cientistas mas que dizem respeito a todos nós. E, com ciência, arte e educação mantermos a capacidade de refletir sobre as possíveis formas de contribuir para o meu, o seu, o nosso futuro no nosso planeta Terra.

Diz Quentin: "Para mim, ciência não é um assunto, é perspectiva. Existem aspectos científicos fascinantes em tudo desde a antiguidade até as bugigangas mais atuais, de tecnologia espacial até decoração de interiores. A cada semana, no The Material World, tentamos refletir a excitação, as idéias, iniciativas, incertezas e colaborações do modo como a ciência continua uma viagem sem fim rumo ao desconhecido".    

Tomara que possamos todos pensar dessa forma também e que o nosso planeta possa sempre ser visto com uma mistura da seriedade da ciência com o encanto da poesia, afinal ele é lindo!

Para saber mais sobre as expedições visite o site oficial do Cape Farewell: http://www.capefarewell.com/

CONFIRA
ACONTECEU
ENTREVISTA
PROSA
ARTIGOS
VISITE
 
Conheça o portfólio