Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Fotos do filme O Ano em que meus pais saíram de férias de Cao Hamburguer

 

Mauro e Shlomo (Michel Joelseas e Germano Haiut)

Mauro e Hanna ( Daniela Piepszyk e Michel Joelseas)

Cena do filme

Ítalo (Caio Blat)

Miriam (Simone Spoladore)

*Fotos: Divulgação.

O ANO EM MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS

É muito interessante o paralelo que o diretor Cao Hamburguer faz entre o período em que se passa o filme, ou seja, a ditadura militar e a copa de 70, um momento maluco de transformações na vida do país e as mudanças que ocorrem no garoto Mauro que tem 12 anos e está deixando a infância para trás e se tornando um adolescente.

O momento político que o país está passando é apenas pano de fundo. O que importa aqui são os sentimentos de Mauro (interpretado brilhantemente por Michel Joelsas), a solidão, a ausência, a alegria, o sabor da vida, o sonho, tudo isso visto com muita delicadeza por um diretor competente que nos faz redescobrir os valores da vida através dos olhos de uma criança. O estilo nostálgico me remete a sentimentos que só pude sentir em Cinema Paradiso de Tornatore e sua estrutura (visão de um garoto de 12 anos em uma época sombria) me fez lembrar de Esperança e Glória de John Boorman, mas as semelhanças acabam aí. O filme é extremamente original e seduz o espectador com uma história que a muito gostaríamos de ouvir (ver). Imperdível!

Rubens Tietzmann para o Jornal Jovem em 30.10.06

Leia também>>>

-Fotos do filme: O ano em que meus pais saíram de férias

Filmes da 30°Mostra - Mais dicas

-Filmes da 30°Mostra - C.R.A.Z.Y. e Os EUA contra Lennon

-30° Mostra Internacional de Cinema/SP - Dicas

-O Diabo veste Prada

- Zuzu Angel

- Superman - O Retorno

- Vem Dançar

 

 

 

VOCÊ SABIA?

O Documentário como forma de expressão

A Câmera está a serviço dos movimentos, sentimentos e acontecimentos e a serviço da história que será contada.

Exercitar o olhar com o uso da câmera é uma forma de entender e captar as imagens. Transmitir uma imagem limpa, clara e objetiva é muito importante e pode garantir o sucesso de uma produção.
O que não falta nas grandes metrópoles são os movimentos de carros, luzes e principalmente de pessoas. Exercitar o olhar é muito mais que filmar, é captar e cristalizar o grande movimento das grandes metrópoles.

Captar as imagens com verossimilhança e arte é possível, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos, como por exemplo, escolher um talentoso operador de câmera, uma boa camcorder (filmadora) e até mesmo prestar atenção nas lentes que serão utilizadas.

A palavra Documentário datada do Séc. XX, originada do latim documentum, demonstra em sua própria etimologia o compromisso com a verdade. O documentário costuma ter sentido educacional e social. Há uma pluralidade de assuntos a serem abordados: pessoas, lugares, objetos, culturas...

A criatividade em relação à forma de contar essa “verdade” não tem limites. Com o passar do tempo você vai perceber a formação de uma linguagem. Esta linguagem é composta por vários elementos, alguns determinantes: roteiro, ângulos, planos de enquadramento, equipamentos utilizados para a captação das imagens e do áudio, trilha, efeitos de som e de edição.
Utilize todas as ferramentas e possibilidades e aproveite a sétima arte.

Nota - SÉTIMA ARTE, utilizada para designar o cinema, foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canuto.

Carlos Eduardo dos Santos, 25 anos, Cineasta carlos.cine@superig.com.br

 
Conheça o portfólio