Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Filmes da 30º Mostra Internacional. Mais dicas

O Jornal Jovem publica mais uma reportagem sobre a 30º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo que acontece no período de 20 de outubro a 2 de novembro. Confira!

Rubens Tietzmann, 40 anos, é natural de Porte Alegre/RS, mora em São Paulo e desde muito jovem cultiva seu interesse pelo cinema. Já participou de vários cursos e seminários ministrados por Ricardo Rizek, Sérgio Rizzo e Cleber Eduardo. Cursou 2 anos de cinema da FAAP (90/91). É autodidata e seu foco é o cinema noir americano.

Rubens Tietzmann 30.10.06

A Mostra de Cinema em São Paulo ainda não acabou! O evento dura até quinta (02/11), se você não viu nada tem muita coisa boa pra ver! E não se esqueça! Nem bem acaba a Mostra e já começam a estrear no circuito de cinema alguns filmes da Mostra. A começar pelo filme do Cao Hamburguer O Ano em que meus Pais Saíram de Férias que é o melhor nacional dos últimos anos, tocante, nostálgico, sensível. A Última Noite com Meryl Streep também estréia essa semana, além do filme inglês Caminho para Guantámo todos fresquinhos e direto da Mostra.

A Mostra esse ano parece bem organizada. O quartel general continua sendo no "Conjunto Nacional" Corredor Cine Bombril na Av. Paulista, 2073, diariamente das 10h às 21h. Lá você compra pacotes de filmes, camisetas, bonés, catálogo da Mostra e pode obter qualquer informação sobre a Mostra.

CLUBE DA MOSTRA


O que é? São eventos gratuitos que ocorrem durante a Mostra. Dia 31 haverá às 17h30 a exposição Violência no Cinema e as 20h o tema: A Arte do Restauro e a Memória do Cinema. Dia 1º de Novembro encerrando as atividades do CLUBE DA MOSTRA, teremos às 16h a palestra A Urgência do Cinema Social e às 19h o lançamento do livro Um Filme é para Sempre, de Ruy Castro pela Cia das Letras. Todos os eventos do Clube ocorrem no 6º andar do shopping Frei Caneca. Dica de ouro!!!

AINDA É TEMPO!

Tem muita coisa boa ver ainda! A Semana está só começando: A Soap, esse filme dinamarquês é muito interessante fala de uma relação bastante incomum de uma garota e seu vizinho transexual que não perde sua novelinha (soap) por nada nesse mundo! (dia 31/10 às 19h no cine Morumbishopping); O magnífico polonês Floresta dos Deuses, onde um professor na Segunda Guerra Mundial é levado para um campo de concentração por desencorajar seus alunos a se juntar ao exército alemão. Esse campo fica numa floresta , chamada pelos lituanos de "floresta dos deuses". Excelente exercício de imaginação baseado em história real. (Dia 02/11 às 13h no Reserva Cultural).


O ANO EM MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS

É muito interessante o paralelo que o diretor Cao Hamburguer faz entre o período em que se passa o filme, ou seja, a ditadura militar e a copa de 70, um momento maluco de transformações na vida do país e as mudanças que ocorrem no garoto Mauro que tem 12 anos e está deixando a infância para trás e se tornando um adolescente.

O momento político que o país está passando é apenas pano de fundo. O que importa aqui são os sentimentos de Mauro (interpretado brilhantemente por Michel Joelsas), a solidão, a ausência, a alegria, o sabor da vida, o sonho, tudo isso visto com muita delicadeza por um diretor competente que nos faz redescobrir os valores da vida através dos olhos de uma criança. O estilo nostálgico me remete a sentimentos que só pude sentir em Cinema Paradiso de Tornatore e sua estrutura (visão de um garoto de 12 anos em uma época sombria), me fez lembrar de Esperança e Glória de John Boorman, mas as semelhanças acabam aí. O filme é extremamente original e seduz o espectador com uma história que a muito gostaríamos de ouvir (ver). Imperdível! Você não pode mais assistir esse filme na Mostra, mas no dia do seu encerramento já ocorre pré-estréia no circuitão. Anália Franco; Bristol, Jd. Sul; Kinoplex e Cinemark do Shopping Iguatemi.

CINEMA SEM FIM

Informe-se nas melhores livrarias do país. Foi lançado na Mostra, dia 30/10 às 20h, o livro: CINEMA SEM FIM de Leon Cakoff (diretor da Mostra). O livro é fundamental para os amantes e estudiosos da Mostra. Traça um panorama completo dos 30 anos de Mostra. Se você perdeu alguma coisa faça sua retrospectiva nesse livro. Você vai encontrar grande parte desses filmes nas locadoras de vídeo e DVD. O lançamento será pela Imprensa Oficial.

"Nos anos da ditadura já se escreveu que a Mostra era o único lugar do Brasil onde se podia votar. Um longo percurso de 30 anos não se faz sozinho, sem solidariedades pelo caminho, sem amizades e seus estímulos. A melhor frase que guardo na lembrança é a de um artigo de outubro de 84, que dizia que a Mostra era a vitória da inteligência."

Leon Cakoff

Esse livro não está a venda na Mostra, você deve procurá-lo nas livrarias.

Confira a programação completa no site da Mostra: www.mostra.org

Leia também>>>

-Fotos do filme: O ano em que meus pais saíram de férias

Filmes da 30°Mostra - Mais dicas

-Filmes da 30°Mostra - C.R.A.Z.Y. e Os EUA contra Lennon

-30° Mostra Internacional de Cinema/SP - Dicas

-O Diabo veste Prada

- Zuzu Angel

- Superman - O Retorno

- Vem Dançar

 

 

 

VOCÊ SABIA?

O Documentário como forma de expressão

A Câmera está a serviço dos movimentos, sentimentos e acontecimentos e a serviço da história que será contada.

Exercitar o olhar com o uso da câmera é uma forma de entender e captar as imagens. Transmitir uma imagem limpa, clara e objetiva é muito importante e pode garantir o sucesso de uma produção.
O que não falta nas grandes metrópoles são os movimentos de carros, luzes e principalmente de pessoas. Exercitar o olhar é muito mais que filmar, é captar e cristalizar o grande movimento das grandes metrópoles.

Captar as imagens com verossimilhança e arte é possível, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos, como por exemplo, escolher um talentoso operador de câmera, uma boa camcorder (filmadora) e até mesmo prestar atenção nas lentes que serão utilizadas.

A palavra Documentário datada do Séc. XX, originada do latim documentum, demonstra em sua própria etimologia o compromisso com a verdade. O documentário costuma ter sentido educacional e social. Há uma pluralidade de assuntos a serem abordados: pessoas, lugares, objetos, culturas...

A criatividade em relação à forma de contar essa “verdade” não tem limites. Com o passar do tempo você vai perceber a formação de uma linguagem. Esta linguagem é composta por vários elementos, alguns determinantes: roteiro, ângulos, planos de enquadramento, equipamentos utilizados para a captação das imagens e do áudio, trilha, efeitos de som e de edição.
Utilize todas as ferramentas e possibilidades e aproveite a sétima arte.

Nota - SÉTIMA ARTE, utilizada para designar o cinema, foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canuto.

Carlos Eduardo dos Santos, 25 anos, Cineasta carlos.cine@superig.com.br

 
Conheça o portfólio