Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Especial Política
Artigos e links sugeridos
Convidado da Hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Poeta Homenageado
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

30º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

O Jornal Jovem publica reportagens sobre a 30º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo que acontece no período de 20 de outubro a 2 de novembro. Começamos com algumas dicas de Rubens Tietzmann para que você possa acompanhar as várias opções da Mostra. Confira!

Rubens Tietzmann, 40 anos, é natural de Porte Alegre/RS, mora em São Paulo e desde muito jovem cultiva seu interesse pelo cinema. Já participou de vários cursos e seminários ministrados por Ricardo Rizek, Sérgio Rizzo e Cleber Eduardo. Cursou 2 anos de cinema da FAAP (90/91). É autodidata e seu foco é o cinema noir americano.

Rubens Tietzmann 20.10.06

Mochila nas costas! Prepare-se! A partir de hoje 20/10 até 02/11 você vai viajar por 44 países dentro da 30º Mostra Internacional de Cinema assistindo a 420 filmes distribuídos em 19 salas de exibição.

Os Badalados

Se eu fosse você, deixaria os filmes mais badalados e mais procurados, que terão filas homéricas, para um segundo momento, ou seja, para o circuito comercial de cinema, pois esses filmes inevitavelmente serão distribuídos por aqui depois da Mostra. Recomendo o foco nas produções mais obscuras e exóticas e de países menos recorrentes. A maioria desses filmes você nunca mais terá a oportunidade de ver pois eles acabam não sendo distribuídos posteriormente no país por serem pouco divulgados ou "estranhos" para o gosto popular. E é aí que está a graça. Eu assistiria aos estranhos. Mas se você não aguenta esperar e quer assistir aos "Blockbusters" com ineditismo não deixe de ver OS INFILTRADOS, o novo do Scorsese, com Jack Nicholson, Di Caprio e Matt Damon; BABEL com Brad Pitt e grande elenco internacional; a super ficção científica muito esperada A SCANNER DARKLY com Keanu Reeves; UM ANO BOM repetindo a parceria de "Gladiador" Ridley Scott e o astro Russel Crowe; A ÚLTIMA NOITE de Robert Altman com Meryl Streep e grande elenco; VOLVER talvez o mais aguardado filme da Mostra, do espanhol Pedro Almodovar. Temos ainda os indispensáveis brasileiros: O CÉU DE SUELY e O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS respectivamente de Karin Ainouz e Cao Hamburguer.
Há opções também de filme italiano, francês, chinês, dinamarquês, alemão e argentino que chegam na Mostra já tendo sido ovacionados em grandes festivais.

Os Antigos

A Mostra reserva um espaço também para retrospectivas. O tema principal deste ano é O CINEMA POLÍTICO ITALIANO DOS ANOS 60 E 70. Filmes de Bertolucci, Scola, irmãos Taviani entre 26 longa-metragens.

Destaque para ANTES DA REVOLUÇÃO e FEIOS, SUJOS E MALVADOS. E ainda a retrospectiva-homenagem: Joaquim Pedro de Andrade - Macunaíma. A obra do diretor carioca será mostrada totalmente restaurada. Ainda haverá exibição especial da obra prima de Buñuel, A BELA DA TARDE (1967).

Dicas Importantes

Certifique-se de que a sessão que vai assistir possua legenda eletrônica em português, do contrário você corre o risco de assistir filme iraniano com legenda em francês.
Outra dica: Nada contra os filmes intercalados na programação que fazem parte das retrospectivas (verifique o ano de produção do filme). Eles são ótimos e consagrados mas, vamos combinar, você pode vê-los depois da Mostra e com calma em DVD e no conforto do seu lar. Pule-os.

Hoje

Hoje (dia 20/10) é a sessão gratuita às 21 horas do filme C.R.A.Z.Y. no Memorial da America Latina. Corra! A Maratona já começou.

Mais uma dica: Confira os locais onde a exibição dos filmes será gratuita:

1. Vão livre do Masp - Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César
2. Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Portão 12
3. Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Bela Vista
4. Cine Olido - Av. São João, 473 - Centro
5. FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

É necessário chegar com antecedência.

Confira a programação completa no site da Mostra: www.mostra.org

Leia também>>>

-Fotos do filme: O ano em que meus pais saíram de férias

Filmes da 30°Mostra - Mais dicas

-Filmes da 30°Mostra - C.R.A.Z.Y. e Os EUA contra Lennon

-30° Mostra Internacional de Cinema/SP - Dicas

-O Diabo veste Prada

- Zuzu Angel

- Superman - O Retorno

- Vem Dançar

 

 

 

VOCÊ SABIA?

O Documentário como forma de expressão

A Câmera está a serviço dos movimentos, sentimentos e acontecimentos e a serviço da história que será contada.

Exercitar o olhar com o uso da câmera é uma forma de entender e captar as imagens. Transmitir uma imagem limpa, clara e objetiva é muito importante e pode garantir o sucesso de uma produção.
O que não falta nas grandes metrópoles são os movimentos de carros, luzes e principalmente de pessoas. Exercitar o olhar é muito mais que filmar, é captar e cristalizar o grande movimento das grandes metrópoles.

Captar as imagens com verossimilhança e arte é possível, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos, como por exemplo, escolher um talentoso operador de câmera, uma boa camcorder (filmadora) e até mesmo prestar atenção nas lentes que serão utilizadas.

A palavra Documentário datada do Séc. XX, originada do latim documentum, demonstra em sua própria etimologia o compromisso com a verdade. O documentário costuma ter sentido educacional e social. Há uma pluralidade de assuntos a serem abordados: pessoas, lugares, objetos, culturas...

A criatividade em relação à forma de contar essa “verdade” não tem limites. Com o passar do tempo você vai perceber a formação de uma linguagem. Esta linguagem é composta por vários elementos, alguns determinantes: roteiro, ângulos, planos de enquadramento, equipamentos utilizados para a captação das imagens e do áudio, trilha, efeitos de som e de edição.
Utilize todas as ferramentas e possibilidades e aproveite a sétima arte.

Nota - SÉTIMA ARTE, utilizada para designar o cinema, foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canuto.

Carlos Eduardo dos Santos, 25 anos, Cineasta carlos.cine@superig.com.br

 
Conheça o portfólio