Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
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Vem Dançar

Reportagem enviada por Renata Azevedo Figueira
19 anos, 2° semestre Cinema FAAP

São Paulo-capital


Do Hip Hop à Dança de Salão

Vem dançar de Liz Friedlander é um filme que, na minha opinião, deixa a desejar quanto ao roteiro. Segue todos os padrões clássicos que estamos mais que habituados a ver nos cinemas e que estamos até um pouco saturados. Entretanto a história de vida do personagem - já que a história é baseada em fatos reais - é o que faz do filme um bom programa.

O Sr. Pierre Dulaine, interpretado por Antonio Banderas, é um professor de dança de salão que resolveu usar suas aulas para ajudar adolescentes, que estudavam em escolas públicas, e que estavam em castigo por mau comportamento. Através da dança, Dulaine acredita passar para os adolescentes idéias e comportamentos para ajudá-los e ajudar sua convivência na escola e com as suas famílias.

A aceitação da técnica e estilo de dança de salão, como é representado no filme, não acontece de maneira fácil, nem pelos alunos e nem pelos pais e professores que não conseguiam acreditar no potencial da dança de salão e portanto não depositaram confiança no professor. Mas com o tempo, e após ganhar a confiança dos alunos, Dulaine realiza seu projeto e pode mostrar isso durante uma importante competição da cidade em que leva os alunos para participar.

O filme portanto, nos mostra que qualquer que seja sua habilidade e por mais que ela pareça não ter utilidade alguma para outras pessoas, se você estiver disposto a ajudar e doar seu tempo ao voluntariado pode gerar grandes resultados.
Vá ao cinema e aproveite a história mas sem esperar muito do roteiro.

-Fotos do filme: O ano em que meus pais saíram de férias

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VOCÊ SABIA?

O Documentário como forma de expressão

A Câmera está a serviço dos movimentos, sentimentos e acontecimentos e a serviço da história que será contada.

Exercitar o olhar com o uso da câmera é uma forma de entender e captar as imagens. Transmitir uma imagem limpa, clara e objetiva é muito importante e pode garantir o sucesso de uma produção.
O que não falta nas grandes metrópoles são os movimentos de carros, luzes e principalmente de pessoas. Exercitar o olhar é muito mais que filmar, é captar e cristalizar o grande movimento das grandes metrópoles.

Captar as imagens com verossimilhança e arte é possível, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos, como por exemplo, escolher um talentoso operador de câmera, uma boa camcorder (filmadora) e até mesmo prestar atenção nas lentes que serão utilizadas.

A palavra Documentário datada do Séc. XX, originada do latim documentum, demonstra em sua própria etimologia o compromisso com a verdade. O documentário costuma ter sentido educacional e social. Há uma pluralidade de assuntos a serem abordados: pessoas, lugares, objetos, culturas...

A criatividade em relação à forma de contar essa “verdade” não tem limites. Com o passar do tempo você vai perceber a formação de uma linguagem. Esta linguagem é composta por vários elementos, alguns determinantes: roteiro, ângulos, planos de enquadramento, equipamentos utilizados para a captação das imagens e do áudio, trilha, efeitos de som e de edição.
Utilize todas as ferramentas e possibilidades e aproveite a sétima arte.

Nota - SÉTIMA ARTE, utilizada para designar o cinema, foi criada em 1912 pelo italiano Ricciotto Canuto.

Carlos Eduardo dos Santos, 25 anos, Cineasta carlos.cine@superig.com.br

 
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