Junho de 2006- Nº 02    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Fale conosco
Tema da hora
Reportagens
Mundo afora
Convidados da hora
Seção livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
É o bicho!
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Especial
Repórter Jovem Comenta
Exceção
Participe da enquete
Edição Anterior
Escola
Como participar
Escolas no Nº 02

Não se encaixa, não quer encaixar

 

Giulianna Vieira Albuquerque
1º E.M. Colégio Unisa

O jovem tem uma opinião totalmente diferente de 20 anos atrás. A de hoje, acha a política bizarra e desinteressante, não teve de lutar pela liberdade que tem, não teve de lutar contra a opressão e ditadura, recebeu no colo a liberdade que custou sangue, suor e lágrimas dos pais, e não a valorizam.

Enquanto uma corja de políticos bandidos se lambuza com o suado dinheiro público, milhares de miseráveis morrem todos os dias de fome e doenças que poderiam ser salvos se estes não fossem tão desonestos.

O jovem que tem tanta força, tanta garra (ou pelo menos tinha), que ia para as ruas para protestar, que não se calava mesmo com tantas ameaças e atos de torturas, poderia se manifestar para tentar mudar a atual situação política.

O tamanho desinteresse do jovem pela política se comprova no site do Orkut (maior comunidade de Internet com pessoas interagindo) onde há cerca de 270 comunidades que repudiam, são contra, se dizem desinteressados e odeiam a política e, apenas uma, com 47 pessoas que manifestam interesse.

A juventude nem precisa lutar para ter seu espaço na política, pois os próprios partidos políticos abrem espaços, como o PL que promove reuniões com a juventude para criar um elo entre os jovens e a política, também sabemos que o diretor do PV sempre ouve opiniões dos jovens.

Talvez seja um erro de criação ou mesmo um erro escolar, pois se aprendemos tantas coisas como escrever, as mais complexas teorias, por que não aprender a lutar pelos nossos direitos ou mesmo a querer mudar o mundo?

SENAC
COLÉGIO UNISA
PARTICIPAÇÃO DIRETA
 
Conheça o portfólio