Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Os jovens e a divulgação de imagens na Internet - Introdução

Carolina Novaes Moggi, Daniel Kim, Lilian Teramoto, Lívia Felippe, Rafaela Viana
2º ano EM Colégio Bandeirantes
São Paulo- capital

Coordenadora do Programa Cidadania do Colégio Bandeirantes: Cinília Tadeu Gisondi. Professora - orientadora: Fernanda Cantisani Zuquim, de Geografia, do Programa Cidadania. Consultoria: professora Cristiana Mattos Assumpção (Ética na Internet).

A divulgação de imagens é um tema muito polêmico e freqüente na atualidade devido ao avanço constante da tecnologia, que faz com que fotos e imagens sejam feitas e publicadas em questão de minutos. Essa rapidez e facilidade têm como resultados, aspectos bons e maus para toda a sociedade. Um dos aspectos positivos mais usual é o fato de que a notícia e a informação chegam aos olhos e ouvidos da população muito mais agilmente: tornou-se muito mais fácil obter qualquer tipo de informação. Entre os negativos, são várias as conseqüências que a publicação de fotos pode trazer.

O grupo de Cidadania da 2H3, escolheu o tema Divulgação de Imagens por ser um assunto atual e que nós, jovens, lidamos em nosso dia a dia. Acreditamos que os jovens de hoje em dia, precisam estar conscientes de suas atitudes quando o assunto é internet por, muitas vezes, não conhecerem-na corretamente ou por pensarem que não há perigos por trás de um simples click. O grupo pesquisou em diferentes fontes, sobre temas variados da rotina do jovem, como o Orkut, por exemplo, e, de cada tema fez uma reflexão, com a mente de um jovem, pensando sobre um assunto do jovem.

Os temas foram:

Além dos cinco temas, uma pesquisa foi realizada com os alunos do Colégio Bandeirantes sobre Divulgação de Imagens apresentando os dados verdadeiros da realidade dos jovens em relação ao tema.

O tema Divulgação de Imagens é muito abrangente e genérico, e como vimos, milhares de sub-temas podem ser pesquisados e analisados. O grupo decidiu que o assunto a ser refletido é a questão muito importante sobre o que é público e o que é privado em relação às imagens que as pessoas publicam na internet. Esse conceito de público e privado é algo que sofreu diversas alterações ao longo dos anos, porém, quando se trata de internet, as pessoas não conhecem exatamente os limites corretos para uma utilização saudável.

“Postar” uma foto em seu próprio álbum de imagens na internet, parece ser algo seguro e inofensivo, no entanto, essa foto pode ficar circulando pela internet durante anos sem sua prévia autorização. Isso demonstra que um simples “post” em um álbum eletrônico não é algo privado. Qualquer pessoa pode entrar, copiar a imagem e o dono da foto nunca saberá disso. Outros exemplos de sites que a publicação de imagens parece privada, mas na realidade é pública são o Orkut, My Space, Hi5, entre outros.

Na internet é muito difícil haver sites privados de acesso restrito. Normalmente os sites são abertos aos internautas. Há modos de colocar senha em sites pessoais, porém poucas pessoas se importam em fazer isso. Colocar acesso restrito a um site torna-o muito mais seguro, porém menos visitado.

Para provar como a utilização de imagens transformou-se completamente e como o conceito de público e privado modificou-se ao longo dos anos, basta estabelecer uma comparação entre os dias de hoje e os tempos de nossos avós. Naquela época, não haviam câmeras digitais ou celulares que possuíam esse recurso, onde uma foto podia ser tirada a qualquer instante. Muito menos existiam computadores, que fazem da divulgação um processo muito mais fácil e rápido. Diversas famílias nem ao menos possuíam dinheiro o bastante para possuir uma câmera fotográfica, que era um objeto muito caro e que não era muito presente no mercado. As pessoas recorriam aos poucos fotógrafos existentes, ou mesmo aos “lambe-lambe”, fotógrafos ambulantes que ficavam nas praças. Sempre que havia uma máquina disponível, era comum as famílias tirarem fotos reunidas, e aproveitavam para vestir suas melhores roupas. As fotos então, eram raras, e as pessoas as guardavam como relíquias passando-as de geração em geração em forma de álbuns da família inteira. Muito diferentemente dos dias de hoje, onde uma foto não significa muito, quando se pode apagá-la e tirar uma outra nova em alguns minutos.  Não são feitos mais álbuns de papel, mas sim eletrônicos que não são privados como os antigos, e sim públicos onde qualquer pessoa que passeia pela internet pode entrar.  O conceito de fotografia foi completamente alterado ao longo do tempo, passando de algo muito apreciado e dificilmente conquistado, para algo banalizado e comum.

A divulgação de imagens é algo que deve ser feito conscientemente, tendo conhecimento de suas normas, regras e sabendo onde exatamente ela deve ser executada. Esperamos que os jovens utilizem-na para a Paz sempre com um intuito positivo

Veja mais >>>

O jovem e a divulgação de imagens na Internet

Introdução

Câmera Digital

Falsidade Ideológica

Crianças e Adolescentes na Internet

Ética e Valores

Orkut

Pesquisas

INTERNET:USOS E ABUSOS

Os jovens e a divulgação de imagens na Internet

Carolina Moggi, Daniel Kim, Lilian Teramoto, Lívia Fellipe, Rafaela Viana

 
 
Conheça o portfólio