Daniel Kim
2º ano EM Colégio Bandeirantes
São Paulo- capital
Coordenadora do Programa Cidadania do Colégio Bandeirantes: Cinília Tadeu Gisondi. Professora - orientadora: Fernanda Cantisani Zuquim, de Geografia, do Programa Cidadania. Consultoria: professora Cristiana Mattos Assumpção (Ética na Internet).
O Orkut é um site muito famoso no Brasil criado em 2004 por Orkut Büyükkökten, e tem como base de funcionamento ajudar seus participantes a criar novas amizades e manter relacionamentos. Há, no Orkut, espaços próprios para a divulgação de fotos próprias, onde as pessoas colocam imagens para que outras possam reconhece-la. Apesar de haverem singelas explicações e leis que devem ser seguidas para a publicação das imagens, o site é alvo de polêmicas como falsidade ideológica (que é conhecido pelos participantes do Orkut como os perfis fakes) e integridade moral devido a exposição de imagens indevidas.
Dentre, atualmente, os 50 milhões de usuários do site, muitos fazem uso da ferramenta para a divulgação de imagens para se passarem por fakes (pessoas que fingem ser outras, como por exemplo: pessoas famosas) que tem como objetivos principais uma brincadeira (que pode ser de mau gosto ou não) ou difusão de conteúdo ilegal (pedofilia, racismo, entre outros). Os usuários expostos a esse tipo de problema podem fazer denúncias contra esses falsos perfis, mas infelizmente as denúncias raramente atingem seu objetivo, que seria o banimento do falso perfil do sistema. De qualquer forma, não adianta muito excluir o perfil falso do Orkut, pois o autor original pode criar um novo perfil a qualquer momento. Por outro lado, há também pessoas que, prevendo não ter sua imagem degredada na internet, fazem um perfil não contendo suas verdadeiras informações pessoais por motivo de segurança. Esses perfis, por não conterem informações precisas, podem ser encarados de uma maneira errada por outras pessoas.
Também há a questão da integridade moral, a qual começa no fácil cadastramento de menores de idades (adolescentes e crianças) o qual os expõem a imagens de conteúdo pornográfico, idéias suicidas, etc. Portanto, esses menores não estão excluídos dos perigos que um pedófilo ou um traficante pode oferecer. Resumindo: o cadastro de menores no Orkut é ilegal e vai contra as normas da rede de relacionamentos, porém, esta regra não é inspecionada pelo site e raramente é respeitada pelos usuários menos que correspondem por uma boa parte dos perfis cadastrados.
Temos aqui, alguns dados estatísticos:
- O sistema possui atualmente mais de cinqüenta milhões (52.044.736 em 24/04/2007) de usuários cadastrados.
- As pessoas mais jovens têm mais interesse no Orkut. Aproximadamente 57,35% são pessoas que tem de 18 a 25 anos. Porém esse número não é real, pois pessoas menores de 18 anos também participam da rede, colocando idades incorretas, ou mesmo nem colocando a data de seu nascimento. Pessoas de 26 a 30 anos têm o segundo colocado em participação de idades com 12,00%, (este dado pode apresentar maior exatidão).
- Em média, a cada 8 dias, 1 milhão de novos usuários ingressam no Orkut por meio de convites enviados por e-mail ou criando uma conta no site Google.
Portanto, para que se evite problemas envolvidos à divulgação de imagens no Orkut, as pessoas devem ser cautelosas ao criar um perfil e fazer a utilização deste de maneira correta, respeitando as normas de divulgação de imagens e sendo cuidadoso ao publicar uma foto ou imagem própria no Orkut.
Bibliografia - Orkut
http://www.wikipedia.org/wiki/Orkut
Imagem – http://www.orkut.com
Veja mais >>>
O jovem e a divulgação de imagens na Internet
Introdução
Câmera Digital
Falsidade Ideológica
Crianças e Adolescentes na Internet
Ética e Valores
Orkut
Pesquisas
Envie esta notícia para um amigo
|