Dezembro de 2006- Nº 04    ISSN 1982-7733
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Micropolítica: o cidadão e sua cidade

Rene Ribeiro Moreira
23 anos, formado em Relações Internacionais e cursando a Escola de Governo. São Paulo- capital

Você sabe onde solicitar o reparo de um buraco em sua rua? Ou solicitar fiscalização de estabelecimentos varejistas? Ou ainda, denunciar uma moradia irregular ou em área de proteção ambiental?

Pois existe um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, chamado SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), que atende a todas essas ocorrências dentre muitas outras através da internet. As solicitações e denúncias são as mais diversas possíveis como, por exemplo, uma lâmpada queimada em sua rua, denúncia de merenda estragada na escola de seu filho, solicitação de construção de creche em seu bairro, notificação em relação ao tempo de espera superior ao tempo máximo previsto para os bancos, limpeza de córregos, bueiros ou ruas ou informações sobre transporte, saúde e programas sociais entre outros mais.

Esta forma de comunicação, direta e eficiente, com o cidadão, torna-se muito importante nos dias de hoje, já que ela trata das questões de forma regional, ou seja, cada sub-prefeitura irá receber a solicitação do munícipe de sua região, tornando assim o sistema muito eficaz e ausente de praticamente toda a burocracia existente no poder público, agilizando ao máximo o serviço solicitado.

O cidadão que deseja solicitar algum serviço ou fazer alguma denúncia, deve entrar no site da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br) e em seu lado esquerdo escolher a opção SAC. Pronto! A partir daí basta escolher o assunto a ser relatado e preencher os campos necessários.

Uma informação muito importante é que você não precisa se identificar para fazer alguma ocorrência. Basta selecionar a opção “Anônimo” e você terá total privacidade das informações descritas, sendo que ninguém poderá lhe reconhecer. Ao término da solicitação receberá um número com o qual você poderá acessar o site mais tarde para ter certeza que o serviço foi efetuado.

Mais importante do que efetuar a solicitação é manter um acompanhamento para ter certeza que sua reivindicação foi atendida. Caso esteja demorando muito, sugiro entrar em contato direto com a sub-prefeitura de sua região com o número do protocolo em mãos, para saber o motivo de não ter sido realizado ainda.

Atualmente, as sub-prefeituras recebem centenas e até milhares de solicitações via internet por mês, conforme mostra a tabela abaixo:

RANKING DAS SUBPREFEITURAS- SOLICITAÇÕES RECEBIDAS
de 5/8/2006 até 4/9/2006.

Subprefeitura ................................. Recebidas
Subprefeitura Butantä .......................... 1705
Subprefeitura Sé ................................. 1537
Subprefeitura Pinheiros.......................... 1536
Subprefeitura Lapa .............................. 1200
Subprefeitura Ipiranga .......................... 1199
Subprefeitura Penha ............................. 1195
Subprefeitura Pirituba ........................... 1191
Subprefeitura Santana/Tucuruvi ............. 1171
Subprefeitura Itaquera .......................... 1162
Subprefeitura Vila Mariana ..................... 1147
Subprefeitura Capela do Socorro ............. 1143
Subprefeitura Mooca ............................ 1126
Subprefeitura Campo Limpo .................... 1114
Subprefeitura Santo Amaro .................... 1096
Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba ... 1019
Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha....... 957
Subprefeitura Cidade Ademar.................... 947
Subprefeitura MBoi Mirim ......................... 947
Subprefeitura Freguesia/Brasilândia............ 857
Subprefeitura Tremembé/Jaçanä ............... 763
Subprefeitura Aricanduva ........................ 758
Subprefeitura Ermelino Matarazzo.............. 755
Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme ....... 696
Subprefeitura Jabaquara ......................... 572
Subprefeitura São Miguel ......................... 543
Subprefeitura São Mateus ........................ 501
Subprefeitura Itaim Paulista....................... 479
Subprefeitura Guaianases ......................... 384
Subprefeitura Cidade Tiradentes................. 292
Subprefeitura Parelheiros .......................... 243
Subprefeitura Perus ................................. 172


Total de Solicitações .......................... 28407
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de São Paulo

Para aquelas pessoas que não dispõe de acesso fácil pela internet, podem utilizar ainda, via telefone, o programa Atende São Paulo (156) para fazerem suas solicitações, que conta com atendimento 24 horas e recebem até 700 mil ligações por mês ou solicitarem pessoalmente nas sub-prefeituras os serviços desejados.

Com isso tudo, a prefeitura disponibiliza importantes ferramentas que podem e devem ser acionadas por todos os moradores da cidade de São Paulo com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, tornando o poder público menos burocrático e mais próximo da população. Ao tomarem a iniciativa de denúnciar ou até mesmo solicitar algum serviço, o cidadão esta tendo uma atitude pró-ativa de requerer e usufruir seus direitos e isto com certeza refletirá em sua pessoa e na sociedade como um todo, trazendo benefícios e melhorias para sua região.

Entre no site, ligue ou compareça a sub-prefeitura de sua região para conhecer todos os serviços disponibilizados.

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