Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
especial_internet14.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Como surgiu a internet?


Por Carolina de Aguiar Teixeira Mendes

Advogada com especialização em "Direito das Novas Tecnologias" Consultora em gestão da Marca em ambientes digitais, e-Marketing, Propriedade Intelectual, crimes cometidos em meios digitais e educação para o uso das Novas Tecnologias.

A Internet surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos, no âmbito da Advanced Research Projects Agency – ARPA, formada pelo Departamento de Defesa daquele país. Sua missão era mobilizar recursos de pesquisa, particularmente do mundo universitário.

Um dos departamentos da ARPA era o Information Processing Technique – IPTO, onde foi criada a rede ARPANET, com o objetivo de estimular a pesquisa em computação interativa.

Os desenvolvedores da tecnologia de transmissão de dados por comutação por pacote foram Paul Baran e Donald Davies. Paul trabalhava para a Rand Corporation, que ofereceu ao Departamento de Defesa uma proposta de rede de comunicação de computadores entre pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.

A ARPANET era ligada por estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações que passavam por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à rede era restrito a militares e pesquisadores. Havia um certo temor de essa nova tecnologia passar a ser usada para fins indevidos tanto por civis quanto por países não-aliados. Por isso, o público em geral não tinha acesso à ARPANET.

No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais. Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisa internacionais. Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços.

O fenômeno Internet difere dos outros meios de comunicação conhecidos até agora, haja vista que a postura do receptor no rádio e na televisão é meramente passiva, enquanto em relação à Internet o receptor participa selecionando e emitindo informações.

Voltemos ao tempo. É possível imaginar-se sem esta maravilhosa invenção que nos trouxe a oportunidade de atravessar fronteiras, derrubar barreiras e dividir idéias de forma única? Além de tudo, aumenta a capacidade de leitura (também estimulando novas leituras), ajuda a encontrar informações, resolver problemas e, sem dúvida, a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Fica no ar a pergunta, cuja resposta soa um tanto óbvia para a maior parte dos usuários desta ferramenta incomparável.

veja também>>>

Artigos de Carolina Teixeira de Aguiar Mendes

Como surgiu a Internet?

Cuidado no Orkut, salas de bate-papo e Messengers!

Acha que a internet é uma terra sem lei? Enganou-se!

JJ Entrevista

INTERNET: USOS E ABUSOS
ENTREVISTA
ARTIGOS

ANTROPOLOGIA E INTERNET

Prof. Maria Helena Villas Boas Concone

DIREITO AUTORAL ELETRÔNICO

Dra.Juliana Abrusio

  A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

Dr. Newton Silveira

CONVENÇÕES
VOCÊ SABIA?
GLOSSÁRIO
 
 
Conheça o portfólio