Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
especial_internet23.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

JJ entrevista Dr. Aislan Vargas Basílio


Aislan Vargas Basílio, especialista em Direito das Novas Tecnologias, advogado, sócio colaborador da Asociaciòn Grupo de Estudio y Investigación Académica en Derecho Economía y Negocios de la Sociedad de la Información - AGEIA-DENSI Argentina, estrutura At-Large da ICANN, e sócio fundador da AGEIA-DENSI Brasil.

 

JJ - O que é o "Creative Commons"?

O creative commons é um projeto idealizado pelo sábio professor Lawrence Lessig, que visa o desenvolvimento de licenças públicas on-line, ou seja, funciona como um instrumento alternativo para as pessoas que gostariam de disponibilizar acesso às suas obras e trabalhos, ou ainda, que outras pessoas continuem seu trabalho (recriando, remixando, reconstruindo, etc.). Isso porque a nova forma colaborativa está presente nos dias de hoje por toda a rede mundial. Exemplos disso é a Wikipedia (maior enciclopédia eletrônica do mundo) e o Creative Archive da BBC (onde disponibiliza todas suas produções televisivas e radiofônicas). Em síntese, essa ferramenta é o oposto da lei, pois enquanto a lei imperativamente diz “não” (de forma a preservar os direitos autorais), o creative commons inteligentemente faz com que o “autor” tenha o direito de escolher se sua obra será ou não livre para distribuição (cópias), exibição e execução, utilização e criação de obras derivadas, com ou sem fins econômicos.

 

JJ - Segundo estatísticas, 70% do total de 5 mil processos registrados em 2006 referem-se a crimes por e-commerce, pirataria e danos morais. Dentre estes quais são as ações mais freqüentes?

É certo que a prática de todos os crimes acima mencionados cresceram muito na Internet brasileira. Entendo que a freqüência dos crimes por e-commerce e pirataria são mais freqüentes que de danos morais. Isso porquê nos dois primeiros o malfeitor obtêm enriquecimento, quanto o crime de dano o malfeitor visa especificamente ofender à honra e à imagem de outrem. Nos dias de hoje, a modalidade dos criminosos mais constante no e-commerce ainda ocorre nos sites de leilão. Eles cadastram um perfil de usuário, negociam normalmente seus produtos. Porém, quando sua qualificação (ou pontuação) de vendas ficar "alta", dando a entender ser aquele usuário um bom vendedor diante do site, colocam diversos produtos a venda e aplicam ações "fraudulentas" sob demanda. O golpista chega a não entregar o produto, ou ainda, encaminha produto diverso ou inferior em relação ao desejado. Já quanto a pirataria, as cópias de músicas e filmes que trafegam ilegalmente ainda são os grandes problemas da rede.  


JJ - Partindo do caso específico da modelo e apresentadora Daniela Cicarelli, poderíamos dizer que, de fato, houve violação de direitos, ao considerarmos que a polêmica gira em torno do fato de ela ser uma pessoa pública? Como isso se repete em outros casos e quais saídas são tomadas para situações como essa?

No caso em questão entendo que a problemática jurídica não está no simples fato da veiculação de sua imagem pela Internet gerando dano moral, está também no tocante ao modo de gravação do vídeo e seu conteúdo. Inicialmente, cabe destacar que a legislação brasileira considera a prática de ato libidinoso ou obsceno em lugar público, crime de ato obsceno, ou ainda, contravenção de importunação ofensiva ao pudor (dependendo do caso). Porém, a discussão de maior repercussão foi quanto a veiculação de um vídeo com as imagens da modelo e seu namorado, que supostamente estão trocando carícias em um mar da Espanha. Pelo simples fato da modelo fazer parte do vídeo, já gera direito a imagem (art. 5, inciso X da Constituição Federal). Agora, o problema é no tocante a prova da violação de sua "privacidade", uma vez que a modelo é uma pessoa pública e o casal estava em um local público quando foram filmados. Não há que se falar que o casal estava buscando privacidade naquele momento. Por outro lado, concordo com a posição do desembargador do Tribunal de Justiça, de que, claramente, a intenção de quem filmou não era outra senão a exposição do casal, sem consentimento. Ademais, a modelo e seu namorado não foram filmados como se fizessem parte do cenário, e sim foram o foco das filmagens. Nesse contexto, resta claro a ofensa de direitos como a honra, a privacidade e a intimidade. Já se o casal não fosse o foco central do vídeo, e fizessem apenas parte do cenário, não entenderia como uma ofensa. Entretanto, entendo completamente arbitrária a decisão que levou a censura do site de vídeos, tanto é que a justiça voltou atrás da decisão logo após sua repercussão.

JJ - Há um suporte legislativo eficiente que contemple a proteção dos direitos autorais ao redor do mundo? Há um consenso entre os países ou essas leis estão sujeitas a modificações locais?

Existem muitos acordos internacionais, sendo o mais importante o acordo TRIPS (Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights) assinado em 1994 pelos países membros da OMC (Organização Mundial do Comércio). Este acordo tem como objetivo o estabelecimento de meios eficazes e apropriados para a aplicação de normas de proteção de direitos de propriedade intelectual relacionados ao comércio, levando em consideração as diferenças existentes entre os sistemas jurídicos nacionais. O acordo prevê que cada país pode legislar além do acordo desde que as normas sejam compatíveis, não o contrariando. A legislação brasileira criada visando adequação ao acordo foi a Lei de Propriedade Industrial (Lei 9279/96). Todavia, os países estão se enquadrando nas exigências do acordo TRIPS, visando respeitar o direito à propriedade intelectual.

INTERNET: USOS E ABUSOS
ENTREVISTA
ARTIGOS

ANTROPOLOGIA E INTERNET

Prof. Maria Helena Villas Boas Concone

DIREITO AUTORAL ELETRÔNICO

Dra.Juliana Abrusio

  A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

Dr. Newton Silveira

CONVENÇÕES
VOCÊ SABIA?
GLOSSÁRIO
 
 
Conheça o portfólio