Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
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Em 23 de março de 2007, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou pesquisa inédita sobre o perfil do usuário de Internet. O objetivo do levantamento é fornecer indicadores para comparações com os demais países acerca do acesso aos instrumentos de comunicação.

Os dados divulgados abaixo dizem respeito tanto a esse estudo quanto a outros divulgados pelos site www.e-commerce.org.br, que se refere ao comércio pela internet no Brasil, e também pelo sites www.nic.br e www.cetic.br. Em comum, todos têm como base os resultados divulgados pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2005.

  • 66,68% da população brasileira nunca usou a internet;
  • 14,49% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet;
  • 54,35% da população brasileira nunca usou um computador;
  • 19,6% dos domicílios possuem computador;
  • O índice mais alto de usuários entre as unidades da federação foi registrado no Distrito Federal, que chegou a 41,1% da população acima de 10 anos. São Paulo está em segundo lugar, com 29,9% e Santa Catarina em terceiro (29,4%). O Estado com maior número de excluídos digitais é Alagoas, onde somente 7,6% da população tem acesso à rede, seguido por Maranhão, com 7,7
  • Os Estados Unidos são o país com o maior número de pessoas com acesso à internet (70% da população, correspondendo a 209 milhões de usuários). A China vem em seguida, em números absolutos (123 milhões), mas apenas 9% dos chineses usam a internet. O Brasil é o 10º do ranking, com 32 milhões de usuários;
  • De 1997 até o final do ano passado, o Brasil cresceu 2.508% em relação ao número de usuários;
  • No Brasil, a média de tempo gasto na navegação ao mês é de 22 horas e 38 minutos;
  • Para o ano de 2007, está prevista uma movimentação de R$ 6,4 bilhões em vendas a varejo pela internet no país, o que representa um crescimento de 45% em relação ao ano passado. A venda de CDs e DVDs representam 21% desse total;
  • Quanto à escolaridade, 32% possuem nível superior, e 7% concluíram apenas a alfabetização;
  • Existe uma igualdade na proporção entre homens e mulheres que acessam a rede. Ao todo, 22% da população masculina utilizam a internet. Entre as mulheres, o percentual é de 20,1%.
  • 13,9 milhões de estudantes brasileiros têm acesso à rede;
  • Os internautas brasileiros possuem um rendimento médio mensal domiciliar per capita de R$1.000,00;
  • A conexão discada é mais difundida do que a banda larga;
  • 1/3 dos jovens de 15 a 17 anos são internautas;
  • Entre as regiões do País, o Sudeste tem o maior número de internautas, com 26,3%, seguido pelo Sul (25,6%) e Centro-Oeste (23,4%). Nas regiões mais pobres do Brasil - Norte e Nordeste - o acesso à internet cai. O índice é de 12% na primeira e 11,9% na segunda;
  • O principal interesse de quem acessa a internet é a educação e o aprendizado. Em segundo lugar vem a comunicação com outras pessoas, por meio de chats, MSN etc. O lazer aparece em terceiro. A leitura de jornais e revistas fica na quarta posição.

Fontes:

www.nic.br www.cetic.br  www.e-commerce.org.br  www.ibge.gov.br

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