Julho de 2007 - Nº 06    ISSN 1982-7733
especial_internet12.php
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Especial Internet
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Livros, CDs e DVDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Escritor Homenageado
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

A proteção das marcas e dos nomes de domínio

 

Adaptação da palestra "A Propriedade Intelectual na Internet" proferida pelo Prof. Dr. Newton Silveira, diretor geral do IBPI - Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual, na OAB/RS.

A liberdade democrática de informação veio a permitir que qualquer particular ou empresário adotasse como endereço na Internet seja o nome de um artista famoso, uma marca de renome ou um nome comercial.

Tal situação não é tão simples de se resolver, já que envolve: a limitada proteção das marcas registradas por ramo de atividades; o eventual reconhecimento das marcas notórias e de alto renome; o direito ao nome comercial; os direitos personalíssimos ao nome civil; os nomes e siglas de instituições oficiais; os pseudônimos notórios, dentre outros.

No campo da propriedade industrial, ramo do direito comercial, surgiu a proteção à marca registrada, que se inseriu no conceito de propriedade sobre bens imateriais, de início reservada às criações intelectuais. O novo conceito de propriedade industrial atinge as marcas, títulos de estabelecimentos e o nome comercial ou de empresa.

As leis de direitos autorais, por sua vez, consagraram o direito ao nome e pseudônimo do autor e ao título e obra artística. Os nomes de pessoas naturais ou jurídicas encontram uma tutela ampla, já os nomes comerciais ou de empresa são protegidos pela Convenção de Paris.

Passou-se, então, a ter bens imateriais (marcas) que designam uma prestação de serviços, também incorpórea, ao lado dos títulos de obras tutelados pelo direito autoral, que também compreende bens imateriais (obras) ou prestações dos artistas. A princípio, essas obras eram materializadas em livros, discos ou outro aparato material. Depois veio o rádio, a televisão, os programas de computador e, agora, a Internet.

Não importa, porém, qual o meio de comunicação para que a violação de direitos sobre sinais distintivos se concretize, na conformidade das regras específicas que protegem cada tipo de sinal apropriável. Assim, o uso no interior de um site de nome ou imagem de pessoa natural, de nome de empresa ou de qualquer outra pessoa jurídica, que venha atingir sua identidade, fere seu direito de diferenciar-se de outros sujeitos de direito, esteja ou não em uma situação de concorrência.  

veja também>>>

A Propriedade Intectual na Internet

Público x Privado: O que diz a lei?

Desafios e controle na rede

A proteçã das marcas e dos nomes de domínio

JJ entrevista Dr. Newton

INTERNET: USOS E ABUSOS
ENTREVISTA
ARTIGOS

ANTROPOLOGIA E INTERNET

Prof. Maria Helena Villas Boas Concone

DIREITO AUTORAL ELETRÔNICO

Dra.Juliana Abrusio

  A PROPRIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

Dr. Newton Silveira

CONVENÇÕES
VOCÊ SABIA?
GLOSSÁRIO
 
 
Conheça o portfólio